O que é Marketing

O que é marketing e qual seu objetivo?

O que é Marketing
O que é Marketing

Marketing é o conjunto de estratégias adotadas pelas empresas com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizá-los. 

Os empreendimentos que não visam lucratividade, podem usar o marketing para reforçar a marca e melhorar o posicionamento. 

Os profissionais especializados nessa área precisam conhecer todo o processo de criação de uma campanha publicitária. 

Além disso, ele deve saber como elaborar um planejamento de comunicação com base nos objetivos de campanha. 

E por fim, é necessário que ele saiba avaliar os resultados e mudar de estratégia quando houver necessidade. 

Quer saber mais sobre marketing e quais são seus objetivos? Não deixe de continuar lendo o artigo abaixo.

Conheça os principais objetivos do marketing

Ao realizar uma campanha  é preciso definir quais objetivos deverão ser alcançados. 

Essa é uma forma de direcionar suas ações e potencializar os resultados, afinal é preciso saber onde você deseja chegar. 

Para maior clareza é importante saber o que pode ser alcançado por meio das estratégias de marketing. 

Veja abaixo quais são os principais e o que fazer para alcançá-los: 

1. Aumentar as vendas

Esse é um dos objetivos mais comuns na hora de elaborar as estratégias de marketing de uma empresa. 

Por isso, é comum enumerar as ações que serão colocadas em prática com o objetivo de tornar uma marca ainda mais conhecida. 

Uma das formas de aumentar as vendas é criar campanhas promocionais de produtos e serviços. 

Além disso, é importante escolher os meios de comunicação adequados ao seu público-alvo. 

Ao alcançá-los, é necessário oferecer um atendimento de qualidade em todas as etapas,  inclusive no pós-vendas. 

Estabelecer um relacionamento com os clientes contribui para aumentar a confiança em uma marca. 

Quanto maior o nível de confiança, maiores as chances de fidelização e consequentemente de lucro. 

2.   Melhorar a visibilidade e posicionamento no mercado

Muitas empresas preferem focar sua estratégia de marketing em ações que resultem no aumento da visibilidade. 

Para que isso aconteça é importante focar no público-alvo. Sendo assim, é importante buscar informações para saber onde ele está. 

Dessa forma, as ações de comunicação serão elaboradas de forma muito mais eficaz e sua marca será ainda mais conhecida. 

Como resultado ela será muito mais valorizada e melhor posicionada diante do mercado.

3.  Ser reconhecido como autoridade

Essa é uma forma indireta de aumentar suas vendas, pois as ações não são elaboradas com o objetivo claro de vender, mas de se tornar uma autoridade. 

No entanto, uma autoridade trabalha para educar seu público e mostrar o quanto um determinado produto pode fazer a diferença em sua vida. 

O ato de trabalhar para se tornar uma autoridade por meio das estratégias de marketing faz com que a marca se torne referência. 

O público é educado de forma a entender as vantagens da aquisição de um determinado produto, aumentando as chances de seu consumo.

4. Branding

Essa é uma questão muito importante e nada mais é que o gerenciamento de uma marca de forma a fazer com que ela cresça. 

Para que ela se torne mais forte diante do mercado são abordadas várias técnicas visando estimular o público a realizar uma compra. 

No entanto, o branding foca na representatividade de marca e no quão importante ela pode ser na vida do cliente.

Portanto, o foco não é apenas adquirir um produto, mas consumir a marca. 

Quando o gerenciamento de marca é feito, conquistar a liderança de mercado é muito mais atingível. 

Pois, a abordagem do branding visa defender os valores de uma marca de forma a promover a identificação do cliente com ela. 

Quanto maior a empatia, maior o desejo de consumir os produtos. Como resultado há o aumento significativo dos lucros.

A estratégia de branding deve ser elaborada em consonância com os outros objetivos de comunicação.

É importante que ela não seja apelativa. Pois, pode causar repulsa no público e não oferecer o resultado esperado. 

A conexão do público com a marca deve ser feita de forma sutil, despertando sentimentos de empatia e confiança. 

5.  Promover o endomarketing

Ao conhecer sobre os principais objetivos do marketing, o primeiro pensamento está relacionado às ações externas de comunicação. 

No entanto, um dos grandes objetivos é fazer com que os colaboradores se tornem engajados com a marca. 

Sendo assim, são adotadas ações para que eles se identifiquem com os propósitos e valores, e se sintam motivados a alcançar as metas de crescimento. 

Para alcançar esse objetivo é importante que os colaboradores sejam valorizados e seus direitos preservados.

As ações de endomarketing devem ser elaboradas pensando na educação do público-interno. 

Veja alguns exemplos abaixo: 

  • Palestras motivacionais. 
  • Treinamentos. 
  • Plano de carreira. 
  • Premiações periódicas. 
  • Motivação por meio da gamificação, entre outros. 

Lembre-se que quanto mais engajada a equipe estiver com a sua marca, maiores as chances da realização de um trabalho de vendas eficaz. 

O que a sua empresa precisa para alcançar resultados com o marketing? 

Profissionalismo. Essa é a resposta. Fazer marketing com amadorismo não trará os resultados esperados. 

Além disso, é importante mudar o conceito de que comunicação é uma despesa. Promover a sua marca é um investimento. 

Pois, não importa o produto que você venda. Ele pode ser o melhor e mais eficiente do mercado. 

Se seu público alvo não souber que ele existe, certamente seu número de vendas  não será o melhor. 

Portanto, coloque sempre as ações de marketing como investimento prioritário. 

Essa é a única forma de sua marca conquistar as melhores colocações e se tornar líder de mercado. 

Conclusão

Há outros objetivos de marketing que poderiam ser escritos aqui. Mas os 5 listados acima são os mais importantes. 

Além disso, eles são a base para que outros objetivos sejam conquistados e a sua marca conquiste o posicionamento que deseja. 

Não se esqueça de contratar profissionais experientes e que entendam do assunto para assumir o departamento de marketing da sua empresa. 

Essa é uma questão que não pode ser decidida tendo como base a economia de recursos,  por isso a importância de pessoas qualificadas. 

Elas saberão mensurar os resultados de acordo com o investimento nas ações e os objetivos almejados.

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