4Ps do marketing

Os 4Ps do Marketing entenda os pilares dessa tática do Marketing

Entender o que significa os 4Ps do marketing é uma forma de elaborar estratégias muito mais eficazes para as suas campanhas de comunicação. 

Eles são a base para que você consiga atender as necessidades dos clientes e assim gerar valor para eles. 

Como resultado haverá um relacionamento de confiança que poderá se tornar cada dia mais sólido, o que contribui para maior consumo de produtos ou serviços. 

Se você quer ampliar seus conhecimentos na área, continue lendo esse post até o final para entender o que significam os 4Ps do marketing. 

Vamos juntos?

Entendendo os 4Ps do marketing

4Ps do marketing
4Ps do marketing

É importante que não estamos falando de um conceito, mas de uma forma abreviada de 4 bases importantes para o marketing. 

Além disso, muitos profissionais se referem a esses quatro pilares, como marketing operacional ou mix de marketing. 

À medida que ele é compreendido mais profundamente, mais vantajoso ele é. 

Pois, possibilita que os empreendedores coloquem em prática  muitas ideias. 

Assim, muitos projetos antes engavetados, tomam vida e podem transformar sonhos em possibilidades muito lucrativas.

Veja o que significa cada um deles e como a compreensão de seus significados ajuda a elaborar as estratégias certas para aumentar a lucratividade do seu empreendimento. 

Produto

O produto é a representação material da marca.

Ou seja, é a forma física para que o cliente tenha contato com todas as promessas divulgadas em campanhas de marketing sobre a sua marca. 

Sendo assim, é importante que seu produto tenha qualidade. 

Tornando mensurável tudo aquilo que foi anunciado. 

Assim, será construído um relacionamento de confiança, aumentando aschances de fidelização e lucratividade da sua empresa.

Portanto, é importante que algumas características sejam respeitadas. 

Veja quais são elas: 

  • Qualidade: nem mesmo a melhor campanha de marketing é capaz de superar o desastre de um produto que não entrega o que promete. 
  • Despertar emoções: seu cliente precisa associar alguma emoção positiva ao seu produto, mas que ele sinta o desejo de voltar a comprar. 
  • Funcional: o produto precisa ser funcional e apresentar soluções para os clientes.
  • Design atrativo: o produto precisa ser apresentável, portanto, capriche na criação da embalagem, com layout que chame a atenção do cliente. 

Preço

O preço é o caminho direto para demonstrar o valor do seu produto. 

Por isso, ele não quer dizer apenas um número, mas demonstrar o posicionamento de uma marca diante do mercado e dos concorrentes. 

Sendo assim, é importante precificar de forma equilibrada. 

Considerando as condições econômicas do seu público-alvo. 

Além disso, é preciso entender que o preço está intimamente ligado à forma como seu cliente lida com a sua marca. 

Ou seja, é preciso fazer todos os cálculos necessários para que além da lucratividade, você consiga competir de forma justa com seus concorrentes diretos e indiretos. 

A forma como as promoções são repassadas, assim como os descontos devem ser organizados. 

De forma a não interferir na forma como o cliente percebe a sua marca. 

Promoção

Dentro dos 4Ps do marketing, a promoção é o conjunto de estratégias elaboradas para divulgar um produto ou serviço. 

No entanto, é importante ressaltar que não basta apenas divulgar, é preciso promover. 

Portanto, é preciso fazer com que os consumidores despertem o interesse pelo produto. 

Ou seja, deixará de ser um gasto, para ser um investimento que mudará a vida de quem o adquire. 

Esse é o caminho para estabelecer um relacionamento com o cliente e fazer com que ele seja fiel à sua marca. 

Para alcançar esse resultado, é importante elaborar as estratégias de comunicação, tendo como base os seguintes pilares. 

  • Investimento em marketing digital. 
  • Publicidade de qualidade. 
  • Relações públicas bem estruturadas. 
  • Equipe profissional de Assessoria de Imprensa. 
  • Ações de merchandising. 

Praça 

A praça diz respeito à forma como seu produto é distribuído no mercado. 

Ou seja, quais os pontos comerciais em que ele poderá ser encontrado.  

Esse pilar precisa ser avaliado com bastante atenção.

Afinal é a forma de chegar mais próxima de chegar ao consumidor final. 

Quanto mais próximo dos clientes, maiores as chances de vendas. 

Por isso, no contexto atual, as lojas de e-commerce estão crescendo de forma acelerada. 

Pois, a internet permite que as compras sejam feitas com apenas um clique. 

Questões que envolvem difícil acesso ao seu produto, dificultam a compra. 

Assim como, problemas com a entrega influenciam diretamente na compra e na fidelização do cliente. 

Portanto, se você deseja que sua marca se torne ainda mais conhecida e que suas vendas sejam maiores para aumentar os seus lucros, é importante pensar na forma como seu produto é distribuído. 

Sendo assim, comece a análise pelos canais de distribuição.  

Veja a questão da facilidade para que as pessoas cheguem até ele. Isso inclui os centros de distribuição e pontos de vendas. 

Eles precisam ser bem localizados. 

Para não serem vistos como barreiras no momento de decisão de compra.

Quanto mais direto e simplificado for o caminho entre o produto e o cliente, maiores serão seus lucros, devido ao aumento das vendas. 

Além disso, é importante multiplicar os canais de distribuição. 

Quanto mais diversificados, maiores as chances de alcançar o público desejado. 

Seu produto pode ser distribuído de forma física ou digital. 

O grande diferencial será a forma como ele chega até o cliente, tendo como principais critérios a qualidade e eficiência. 

Conclusão

Ao aprender sobre o que significa os 4Ps do marketing, é uma forma de se preparar para conquistar o sucesso no mercado. 

As ações poderão ser melhor elaboradas.

Tendo como base a importância de cada uma das bases do Mix de marketing

Lembre-se que contratar profissionais devidamente habilitados, capacitados e experientes para organizar as ações é muito importante. 

Investir na comunicação de sua marca é uma forma de fazer com que ela seja mais conhecida. 

Lembre-se que quanto maior o nível de confiança e a credibilidade de sua marca, maiores as chances do seu potencial cliente efetuar compras e assim aumentar sua lucratividade.  

Além disso, é importante mensurar os resultados de cada ação para saber o que está dando certo. 

Mudar a estratégia quando necessário, trará resultados importantes para o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.